29 junho 2009

O Pescador Mentiroso


O Pescador Mentiroso é um espetáculo para todas as idades, criado em homenagem ao povo simples do interior brasileiro, com seus costumes e suas crenças. Conta a história do mentiroso Mané Bode, que devido a suas mentiras é colocado em xeque por sua própria devoção a São Benedito. Tramitando no fabuloso universo das lendas e causos populares, o espetáculo conta com a música original inspirada nas canções de Mestre Terto em junção com a mineiridade das violas caipiras que executadas ao vivo transportam o público para uma atmosfera folclórica.

Com canções de Mestre Terto e interpretado por Benedicto Camillo, esse espetáculo de caráter regional é resultado de longa pesquisa na cultura popular, o espetáculo trata da história de um pescador tido como Mané Bode, que durante uma conversa com São Benedito tenta conseguir o perdão por suas mentiras.

O espetáculo tem como pano de fundo as tradições folclóricas, como exemplo o Ticumbi: “manifestação profano-religiosa, onde dois reis disputam o direito de louvar a São Benedito.” Este santo, que para o devoto Mané Bode era tido como o santo protetor dos contadores e inventores de histórias.


O espetáculo estreou no Festival de Monólogos e Músicas Originais do Departamento de Artes da Universidade Federal de Ouro Preto no ano de 2001, recebendo o prêmio de melhor cenário e indicações para: melhor espetáculo, melhor texto, melhor figurino, melhor direção e melhor ator.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nosso blog.
Fique à vontade para fazer sua critica, sugestão, pergunta ou contato.

Muito em breve retornaremos.
Estandarte Cia de Teatro